O QUE O TEMPO E A HISTÓRIA NÃO CONSEGUE APAGAR
Este Homem nasceu a 9 de Julho de 1924 e faleceu ás dezassete horas do dia 22 de Fevereiro de 1953 apenas com 28 anos de idade! A causa um violento acidente de viação do qual resultou o esmagamento da coluna vertebral e consequente morte instantânea conforme consta na certidão de óbito apensa ao Processo nª 6 de 1953, Maço nº 34 n~966 do Tribunal da Comarca de Mogadouro. Decorreram 61 anos e teria em Julho próximo 90 anos de idade.
Esta trágica morte arrastou consigo grandes problemas de toda a espécie, além da viúva sua esposa mais dois filhos um de dois anos e outra de três anos de idade. Sem qualquer tipo de recursos ou bens relacionados no inventario Orfanológico comeu esta família o pão que o diabo amassou , mesmo assim nunca se dando por vencida pela coragem de sua mãe e seus filhos que lutaram afincadamente pela sobrevivência ultrapassando passo a passo com dignidade e honestidade as dificuldades que o destino originou. Hoje na simplicidade celebrou-se na Igreja desta aldeia uma missa em memória desta efeméride.
Resta-me dizer que o Homem se chamava " Adérito Augusto Cordeiro, a sua viúva, Idalina de Jesus Neto também já falecida , a sua filha de três anos" Maria de Fátima Cordeiro e o seu filho mais novo" Isaías do Nascimento Cordeiro. Aos que nos acompanharam nesta homilia celebrada pelo Reverendo Padre Paulo o nosso muito obrigado
Isaías Cordeiro