VILARINHO DOS GALEGOS-MOGADOURO
Amigo que sou desta bela Aldeia e sua gente, apreciador da sua história sobejamente contada, dos que por aqui passaram e dela fizeram parte integrante, na qual,aqui alí ainda com vestígios de um passado não nuito longínquo, não posso deixar de realçar o presente no que concerne a esta gente laboriosa,sobretudo a quantos a ela dedicam amor,partilhando gestos nobres em prol desta comunidade.
Recentemente dotada de infraestruturas diversas sobresai a construção de uma digna Capela Mortuária pouco vulgar nas aldeias Trasmontanas, quiçá nas aldeias de todo o País. Nela se podem velar os corpos defuntos com toda a dignidade, respeito e endereçar o adeus para todo o sempre!
A generosidade de um benemérito e sua esposa tornaram possível a concretização desta obra! Não estranho o gesto nem a sua generosidade! Podem estranhar sim os que não o conhecem bem nem conhecem a sua vasta obra ao longo de uma vida de trabalho. Colaborador que fui durante mais de duas decadas, empregado e amigo que fui e amigo que sou,encontro-me em perfeitas condições de afirmar que só gente de nobre sentimento é capaz de partilhar como ele o faz,servindo o próximo sem nada pedir em troca.
Conheço muito bem os seus princípios, o seu rigor, e a palavra que sempre honrou. Se um dia disser sim, jamais dirá não! A sua ajuda preciosa a muitas Instituições de Solariedade Social, Culturais, Religiosas, etc tem sido uma constante ao longo de toda a vida. Enquanto seu colaborador recebi muitas centenas se não milhares de cartas com pedidos de ajuda vindos dos mais variados quadrantes e estas nunca foram arquivadas sem que primeiro fossem analisadas e a elas dar resposta anexando o contributo de valor achado conforme o caso em questão. " Veja se merecem e mande alguma coisa". Esta era a sua resposta!
A sociedade civil e as instituições foram sempre receptoras de uma parte significativa os lucros havidos produto do esforço,trabalho e empenho da empresa por este benemérito cidadão fundada e sempre administrada
.Bem merece o reconhecimento de toda a gente e no caso em particular da aldeia que o viu nascer, VILARINHO DOS GALEGOS.Congratulo-me com a mercida homenagem que o povo e e amigos lhes fizeram!
VISTA PARCIAL DO LARGO " COMENDADOR ANTÓNIO B. CEPEDA ALVES
ISAIAS CORDEIRO