ENCONTRO DE BLOGUEIROS DO PRAIANO- AGRADECIMENTOS
CASTELO BRANCO -MOGADOURO
Tal como estava anunciado realizou-se o X Encontro de Blogueiros do Praiano nesta freguesia de Castelo Branco- Mogadouro e Distrito de Bragança.
Das nove da manhã até cerca da uma da madrugada, com os intervalos para as refeições decorreram as actividades constantes do programa, sendo que, por falta de tempo a palestra," NOTAS À VOLTA DA LÍNGUA DO POVO DO PLANALTO" OU, e nós mesmos, posto que de um concelho limítrofe, temos ainda, como lá se diz, o nosso cacho de Mirandeses... , como dizia Trindade Coelho. Texto de António Pimenta de Castro, não se fez, e foi pena!
Aos participantes que o desejarem será enviada uma cópia desde que disponibilizem o seu contacto electrónico. Mesmo assim, breve aqui será postado.
A aldeia anfitriã ficou mais rica e o seu nome sobejamente dignificado ao receber gente do concelho de Miranda e Mogadouro bem como gente vinda de Espanha, Gijon, Zamora e outros que sendo emigrantes pela Europa fora aqui vieram honrar-nos com a sua presença.
Evento cultural, línguas e cultura, história e conhecimento do património edificado antigo, religioso entre outros foi o lema de todos os participantes.
Dez encontros se fizeram e muitos se vão fazer, assim o desejo e de tanta vontade na continuidade não faltam mordomos estando já nomeados para os anos de 2018 em Urrós - Mogadouro David Casimiro, 2019 Duas Igrejas - Miranda do Douro, Augusto Oliveira e 2020 em Gijon -Espanha, Inaciu Galan.
Organizar eventos nem sempre é fácil pois requer muito trabalho, disponibilidade e sobretudo vontade. Com a ajuda da família e envolvendo alguns mecenas não foi difícil levar a cabo este trabalho. O tempo deu-o Deus de graça ! Pela parte que me cabe bastou gerir o meu próprio tempo.
AGRADECIMENTOS
Sem gente não se fazem eventos, como tal e em primeiro lugar, é para os que nele estiveram presentes que vão os meus sinceros agradecimentos. Sei que nesta altura do ano não é fácil conciliar as festividades das nossas terras com a execução de outras actividades fora delas e sei também que muitos abdicaram de isso mesmo para virem ao nosso encontro. A todos o meu muito obrigado!
Não posso deixar de salientar que os parabéns que me têm endereçado não são apenas para mim, são também para todos quantos de forma directa, no caso a minha família ou indirecta, para um conjunto de pessoas e entidades que através dos seus patrocínios minimizaram o esforço e os custos deste evento. também a estes que aqui relaciono o meu muito obrigado!
Camara Municipal de Mogadouro -Senhor Presidente Francisco Guimarães e senhora vereadora da cultura D.Gina Gomes
Família de Alberto Aires Ferreira em especial ao Professor Pedro Ferreira
Padre Paulo Jorge Medeiros Freitas, Pároco de Castelo Branco
Zeladoras das capelas de Santo António, S. João e Nossa Senhora da Vila Velha, respectivamente Dona Lisete Claro, Dona Julia Cosme e Dona Virginia Carreiro.
Intermarchê -Mogadouro
Contradição- Mogadouro
A Garrafeira -José Maria Curralo-Mogadourio
Virgílio Fernandes-Fernandes e Mouta, Lda- Moncorvo
O Sonho-"Padaria -Pastelaria" Carlos A.R. Carreiro- Castelo Branco
Casa Ultramarina- Mogadouro
Caixa Geral de Depósitos-Mogadouro
Banco BIC-Mogadouro
Novo Banco- Mogadouro
Grupo de fados-Adérito Rodrigues, Vítor Lopes e Simone Moura
Grupo de fados de Castelo Branco- Dario Augusto Pombo, José Antonio Rito, Antonio Neto, Alberto Peres e Carlos Garnacho.
Isaías Cordeiro