terça-feira, 30 de abril de 2013

PATRIMÓNIO- REGISTOS COM HISTÓRIA - CASTELO BRANCO-MOGADOURO


  CASAL DOS NEVES- ORIGEM  E SEQUÊNCIA  FAMILIAR ATÉ AOS NOSSOS  DIAS.


Recebi um destes dias o meu amigo António Cordeiro, primo direito da Dona Cândida Cordeiro Sobral. Gentilmente acedeu ao meu convite  previamente combinado com a actual proprietária  para uma visita há Casa dos Neves também conhecida pela casa do Freixo, nome  adquirido  por ter bem junto á  sua porta de entrada um enorme freixo que persiste em  ali ter continuidade marcando todo o seu potencial de árvore e de história em que  com toda a naturalidade estará envolvida nos dois séculos que se julga ter  pelos registos identificados. Na verdade não imaginava que houvesse alguém desta família que tanto dedicasse á pesquisa e junção de peças do puzzle familiar constituindo a sua Árvore  genealógica. O amigo António surpreendeu  pela positiva pelo seu conhecimento e pela forma como tão bem descreve a sequência  desta família e da sua grandeza. Diz ter sido esta casa  de uma família de Mazouco- Freixo de Espada á Cinta, os Figueiredos, seguindo-lhes  os Pintos, os Neves e os Cordeiros. Em detalhe, António Bernardino Pinto e Isabel Maria Lopes Carneiro, Constância Pinto e Francisco Xavier Neves Ferreira (Bisavós do António e Cândida Cordeiro Sobral), Nicolau Cordeiro e Cândida Borges. Algumas inscrições interessantes que dão total credibilidade á informação recolhida.






O meu muito obrigado à amiga Didinha e António Cordeiro pela colaboração.

Isaías Cordeiro

terça-feira, 16 de abril de 2013

FIGURAS - BISPO DA DIOCESE VISITA CASTELO BRANCO MOGADOURO


D.JOSÉ CORDEIRO BISPO DA DIOCESE DE BRAGANÇA -MIRANDA VISTA A NOSSA FREGUESIA.

Numa cerimónia simples mas marcante o Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D José Cordeiro visitou esta Paróquia de Castelo Branco Mogadouro sendo recebido por muitos Albicastrenses e amigos que de forma exemplar o recebeu com cânticos do grupo coral  da aldeia alusivos  a esta efeméride. Com a simpatia que todos lhe reconhecemos agradeceu e desejou  as maiores felicidades.

Aqui fica um pequeno registo.






Isaías Cordeiro

sexta-feira, 12 de abril de 2013

PATRIMÓNIO HABITACIONAL - CASTELO BRANCO - MOGADOURO


               CASA DOS NEVES - A CASA DO FREIXO COMO MUITOS A CONHECEM

 Casa do tipo senhorial construída em alvenaria e cunhais em granito.Teve uma actividade agrícola muito forte e intensa  em todos os produtos, azeite, amêndoa, batata, feijão sendo no entanto os cereais os seu expoente máximo. Trabalho totalmente manual  e  com o suporte de boas juntas de bois na sua eira se faziam grandes medas de trigo e centeio onde muita gente passava semanas em redor da (aqui sim já mecânica) máquina debulhadora Tramagal movida por potente motor. Na época foi sem dúvida esta casa o maior produtor de todo o concelho.É propriedade da herdeira, Dona Maria Cândida Cordeiro Sobral.








Isaías Cordeiro

quinta-feira, 11 de abril de 2013

PATRIMÓNIO - MOINHOS DE CASTELO BRANCO-MOGADOURO


    MOINHO NA SALGUEIRINHA MAIS CONHECIDO POR MOINHO DAS CARDANHAS

Moinho na Salgueirinha, nome que consta no cadastro predial mas mais conhecido por Moinho das Cardanhas. Situa-se a cerca de dois quilómetros da aldeia na margem esquerda  a jusante da Ribeira  de Castelo Branco. Não se conhece o ano de construção  e foi desactivado nos anos sessenta. Encontra-se registado  na repartção de Finanças  com o artigo urbano nº 368. Segundo um familar dos proprietárioos  paga de contribuição autárquica quarenta e nove centimos provavelmente já alterado este valor face ás actuais avaliações. É propriedade dos herdeiros de Francisco Freitas este que ali viveu muitos anos e onde criou  todos os seus filhos.






Isaias Cordeiro

quarta-feira, 3 de abril de 2013

PATRIMÓNIO - PONTE DE REMONDES - RIO SABOR-MOGADOURO


                                 PATRIMÓNIO- FURTO DE UM BEM CULTURAL
 
 Pedra com inscrição Fundacional do ano de 1678 de uma Ponte anterior à actual no Rio sabor.
Interior do antigo forno da Dona Cândida Pombo ainda com o cunhal completo.

                                       No lado esquerdo desta foto é bem visível onde se encontrava.

 
Caminho ainda com vestígios das roda da máquina utilizada.
Pedra furtada
 Como a todos nós pertence  a autarquia de Mogadouro agradece informação  sobre o paradeiro deste bem cultural.

Isaías Cordeiro