domingo, 30 de dezembro de 2012

LUGARES - A NOSSA RIBEIRA - CASTELO BRANCO-MOGADOURO


        A RIBEIRA EM DIA CINZENTO - SILÊNCIO, ABUNDÂNCIA, PAZ E CONCÓRDIA!

 Maravilhosa Natureza o que  nos ofereces!Uma pausa e olhar o dia de ontem, melhor dizendo, os dias que antecederam de seca e de zangas,  de madrugadas e apanhar a vez não vá o vizinho aparecer antes de mim, de esticar mangueiras ou deixá-las no dia anterior, de retirar água até á ultima gota não venham os necessitados bebê-la ou mesmo marcar o lugar como outrora se marcavam os lavadouros da nossa ribeira. Dá para meditar! Madrasta foi realmente não ouviu as preces, e não proporcionou mais do que sede e animosidade.O calor  foi excessivo  mas também excessiva foi a paciência a ganância   e a partilha. Hoje, dia cinzento de pequena caminhada ao longo da ribeira, tal como esta caminha levando quase em silêncio água em abundância ao seu destino  deixando para trás  a  concórdia e a paz que se deseja. Afinal não foi tão madrasta  quanto isso! Compreendeu, compensou e transformou  a paisagem  dando-lhe vida e o sangue que  tão necessário é. Oxalá  o homem medite e a respeite e porque não em paz, concórdia e partilha.       













 Isaias Cordeiro

sábado, 29 de dezembro de 2012

LUGARES- CASTRO DE VILARINHO DOS GALEGOS MOGADOURO


                     
                              CASTELO DOS MOUROS - VILARINHO DOS GALEGOS













Isaías Cordeiro

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

LUGARES - ARRIBAS DO DOURO - BEMPOSTA


                               ARRIBAS DO DOURO- BEMPOSTA- O RIO E A PAISAGEM

Uma tarde para mais tarde recordar, ou melhor dizendo uma tarde para repetir tantas vezes quanto a imaginação de mais descobrir nos venha á ideia. Graças á simpática e prestável colaboração do Presidente  da junta senhor António Martins, da companhia dos amigos Dr Antero,sua esposa e filhos, Dr Pimenta e naturalmente eu e Fernanda que já se habituou a estas andanças, tivemos uma tarde maravilhosa cheia de história, de paisagem que entranha e de silêncio que perdura. Valeu a pena e recomendo. O exercício físico,o ar puro e a paisagem  tudo justificaram! 











Isaías Cordeiro

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

SINAIS DO TEMPO - MOINHOS DE ÁGUA NO RIO BUGIO


                 MOINHOS  MOVIDOS A ÁGUA NO RIO BUGIO- FELGUEIRAS

Não há muito tempo tive a  oportunidade de efectuar uma pequena caminhada ao ao longo do rio Bugio afluente do rio Vizela junto das freguesias  de Sendim e Jugueiros no concelho de Felgueiras. O que ali me levou não foi propriamente a caminhada mas sim  os moinhos movidos a água que amigos diziam haver  em muita quantidade ao longo  deste rio. Na verdade existam  em número considerável em ambas as margens mas em nenhum se encontrava qualquer objecto digno de registo da arte de moer o milho e cereais, em muitos casos apenas ruínas e espaços rodeados de arbustos e de fortes silveirais. É evidente que não deixará de haver moinhos nesta zona em estado de conservação capaz de possibilitar uma boa aula de pedagogia. Mesmo assim valem as imagens que a paisagem nos oferece.


  No lado direito desta segunda foto encontra-se em pleno funcionamento  um aproveitamento hidroeléctrico com produção de 6,6 Mw conhecido por mini-hídrica de Lorido.                               






Isaías Cordeiro

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

HISTÓRIA- INQUISIÇÃO PORTUGUESA

 
               INQUISIÇÃO-TEMA QUE NÃO ESGOTA NA LEITURA E PESQUISA

Casualmente veio parar-me á mão um documento original, a lista do auto de fé de 8 e Novembro de 1750 celebrado na Igreja do Convento de S. Domingos em Lisboa e nela as pessoas que sairam, condenações que tiveram e sentenças que se leram. Na verdade a inquisição foi  desde sempre um tema fascinante, pela negativa é certo mas que despertou em mim interesse desmesurado. Enquanto trabalhador estudante, história universal fazia parte da lista das minhas preferências. Em 1969 adquiri um livro de António José Saraiva com o título, "Inquisição e Cristãos Novos", uma bela obra sobre o tema e nele  uma descrição  global em treze capítulos dos quais sobressai, o que é um auto e fé? e a descrição de três processos, Francisco Gomes Henriques, António José da Silva e Villa Real que descreve como exemplares desta realidade.
A lista não terá por certo nada diferente das demais havidas no entanto nesta constam muitos nomes de Trasmontanos:
                         Condenados por judaismo
                         -António Garcia natural de Bragança e residente em Chacim
                         -José Barros Coelho natural de Bragança e residente em Chacim
                         -Manuel Furtado de Mendonça
                         -Manuel Ferreira Galvão
                         -Gabriel Henriques Tota 
                         -José Rodrigues Lobo
                         -Bernardo António    
                         Estes cinco,naturais e residentes em Bragança                     
                       
                          Relaxados em carne 
                          -Alonso Rodrigues Gabriel
                          -António Gabriel Ledesma
                          -Luís Lopes Fernandes
                          -Henrique José Furtado e Mendonça
                          Estes, naturais e residentes em Bragança 






Isaias Cordeiro

sábado, 15 de dezembro de 2012

LUGARES- VILA ROMANA DE SENDIM-FELGUEIRAS


                        PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO- CENTRO INTERPRETATIVO
                                  
                                        VILA ROMANA - SENDIM-FELGUEIRAS

Viagem mais ou menos longa para  degustar um bom almoço em pleno Minho não é má ideia  numa lógica de compensação no entanto melhor será desta tirar proveito  visitando lugares de interesse geral, no caso presente de interesse arqueológico. Seria imperdoável estar junto da igreja de Sendim e não visitar ao lado a Vila Romana nesta freguesia. Fui simpaticamente recebido pelo responsável deste centro, o Arqueólogo José Ribeiro que em visita guiada  me obsequiou com um bela aula de arqueologia que bem melhorou o meu fraco conhecimento nesta matéria. Curiosamente e em amena  conversa vim saber que este Arqueólogo  fez parte do grupo de Estudo e escavação no Castro de Vilarinho dos Galegos -Mogadouro. Um grande abraço para ele.









.

Isaias Cordeiro

PATRIMÓNIO RELIGIOSO - NICHO Nª Sª DAS DORES


                     NOSSA SENHORA DAS DORES -RIBEIRA DA  FONTE SANTA-LAGOAÇA

Um pequeno nicho na ribeira da Fonte Santa alberga Nossa Senhora das Dores bem junto ás Termas pelo que se depreende ser esta venerada pelos seus utilizadores. Muito se tem falado a propósito desta Santa e deste local no entanto todos são unânimes em aconselhar prudência. Muito bem arranjado, nele são depositadas flores e alguns envelopes provavelmente com  mensagens a esta Santa que mostra o bem servir dos seus zeladores. Vale a pena uma visita, pela Santa, pela Fonte e pela magnífica paisagem.



Isaias Cordeiro

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

LUGARES- TERMAS DA FONTE SANTA - LAGOAÇA


           TERMAS DA FONTE SANTA - RIBEIRA DA FONTE SANTA-LAGOAÇA

                                  CAMINHADA DESFRUTANDO A NATUREZA

 Bela caminhada pelo desfiladeiro e caminho sinuoso á procura da Fonte Santa e do Nicho de Nossa senhora das Dores.Um bom tempo depois cheguei ao local que dias antas não conseguira.Valeu a pena sem dúvida todo o esforço que fizera, imagem deslumbrante de viva e pura natureza. No rochedo de xisto escavado ali se encontrava a Fonte Santa mas o caudal da ribeira não dava para avaliar a nascente da Fonte face á queda abrupta de muita água para a pia de pequena dimensão.
Estas termas  de águas sulfúreas eram indicadas para tratamento de doenças de pele nos eczemas crónicos,dermatoses. Consta no registo das termas no distrito de Bragança, concelho de Mogadouro, mas não existem registos de concessão.







Isaias Cordeiro