sexta-feira, 28 de setembro de 2012

LUGARES DO NORDESTE - MINAS DAS PERDIZES


 PAISAGEM - MINAS DAS PERDIZES - QUINTA DA FONTE SANTA  - LAGOAÇA


                                        Marco Geodésico-Limite de Castelo Branco/ Lagoaça

                                           Coordenadas- 41 .14.47,77  N  - 6.44.38,04 O
Elevação- 749 metros




                                          Fundo: Cabeço das Minas do Carvalhal - Moncorvo

                                                    Lagoa das Minas das Perdizes

                                            Estação Eléctrica  e a aldeia de Lagoaça ao fundo

                                                          Carviçais- Moncorvo.


                                                               Estio aveludado


A Quinta da Fonte Santa é uma pequena povoação da freguesia de Lagoaça,  situa-se no lugar de Minas das Perdizes e é constituida por algumas casa e currais. Esteve inteiramente ligada á exploração de minério dada a existência de jazigos de sheeliticio.

FOTOGRAFIAS TIRADAS DO MARCO GEODÉSICO LIMITE DE CASTELO BRANCO NA SERRA "GAJOPE".

Isaias Cordeiro

sábado, 22 de setembro de 2012

NOS BASTIDORES DO GRUPO DE TEATRO DE URRÓS...


REPRESENTAÇÃO EM 11 DE AGOSTO DE 2012 NO ANFITEATRO AO AR LIVRE-MOGADOURO




















Em devido tempo fiz aqui referência ao excelente trabalho do grupo de Teatro de Urrós, Mogadouro á qual anexei algumas fotos tiradas no decorrer da peça, no entanto penso ser oportuno  também  referir a importância do trabalho  efectuado nos bastidores. Muito trabalho e nem sempre as coisas correm como se deseja. Refiro-me mais concretamente  a um dos cavalos, stressado talvez que não permitiu o  desfile com o seu cavaleiro montado mas que em nada beliscou a bela representação. O cavalo é um animal  inteligente mas tal como os humanos têm bons e  maus dias. A este pessoal em particular só posso endereçar os meus parabéns!   

Isaias Cordeiro

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A propósito de.....

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE DE ÁGUAS RESIDUAIS   - CASTELO BRANCO 

Parece estarem concluídas as obras de construção da ETAR-Estação de Tratamento de águas Residuais faltando apenas algum equipamento necessário ao seu funcionamento. Como todos sabem esta estação situa-se a jusante da ribeira de Castelo Branco a uns quinhentos metros do moinho do Dr Virgílio,assim mais conhecido. Vem esta substituir uma outra de má construção e de nula funcionalidade segundo os que se lembram  da sua construção, os mais idosos desta freguesia. É na verdade uma obra muito importante, necessária e vem sem dúvida resolver parcialmente o problema  de salubridade desta Freguesia.
Disse," resolver parcialmente o problema"! É verdade! Para muitos Albicastrenses e alguns autarcas do concelho está solucionado o problema da rede de esgotos desta terra, no entanto não corresponde á verdade e era bom que tivessem em linha de conta a geografia e as reais necessidades da freguesia e esclarecessem os seus habitantes desta realidade e o quais as medidas que vão tomar para resolver  essa questão. Se não vejamos...
Existem habitações na periferia desta aldeia  algumas delas no Bairro de S.João a montante desta mesma ribeira na zona das pontes Romana e nova na Estrada nacional 221 e junto a esta foram colocadas manilhas ligadas a um saneamento feito á poucos anos com descarga directa para a ribeira. Na verdade não podemos criticar quem utiliza este ramal até porque podem outros vir a ter necessidade de fazer a mesma coisa. Cidadãos contribuintes e á muito tempo pagadores das taxas a estes serviços indexadas dão aval ao direito que lhes assiste. Os problemas de salubridade continuarão exactamente, não na quantidade mas na sua causa como se nada tivesse sido feito.







Isaias Cordeiro