domingo, 19 de julho de 2015

LUGARES DE CULTO COM HISTÓRIA--Basilica Menor de Santo Cristo de Outeiro- Bragança


                      IGREJA DO SANTO CRISTO-OUTEIRO- BRAGANÇA-PORTUGAL

                      Esta igreja teve origem  na Capela de Santa Cruz  hoje conhecida por  "Capelinha "
   Um pouco de história O templo do Santo Cristo de Outeiro teve por antecedente  a Capela de Santa Cruz  actualmente designada por "Capelinha". Segundo estudiosos nesta matéria entre os quais  Mourinho Júnior em 1995, esta capela esteve abandonada , profanada e dela retiradas as pedras do alpendre, ornamentos e alfaias estando a imagem cheia de pó e teias de aranha. Em Abril de 1698, o Padre Carmelita Luís de Sousa durante a celebração da eucaristia viu o Cristo da Capelinha  a "suar gotas de água". Este facto fora também observado pelo Juiz de Fora D. António Moreira da Cunha e o Bispo de Miranda , D. Manuel de Moura Manuel. Este acontecimento encontra-se testemunhado pela inscrição  na parte superior da porta  onde pode ler-se : Nesta Capela suou o S.XPº a 26 de Abril de 1698 "terá sido este acontecimento  do qual nasceu a esperança. Vindos de todo o lado  sofredores ocorreram  que ao tocarem n suor da imagem, curavam-se.
Esta noticia correu rapidamente por toda a diocese de Miranda ,Braga e pelas províncias Espanholas de da Galiza e Castela e Leão de tal modo que  no dia 3 de Maio deste mesmo ano de 1698,se juntou em Outeiro tão grande multidão que foi necessário  rezar a missa fora da Capela e alertar as autoridades para prevenir eventuais desordens.

                                              











Os meus agradecimentos ao  Exmo  Cónego Manuel João Gomes, Reitor da Basílica , senhor  António Quintas, zelador da Basílica e Dona Maria  Amélia zeladora da CApelinha que simpaticamente me receberem bem como á minha esposa . O nosso muito  obrigado

Isaías Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário