sexta-feira, 24 de novembro de 2017

LUGARES DO NORDESTE-PATRIMÓNIO RELIGIOSO-FIGUEIRINHA -TRAVANCA.


                                   IGREJA DE FIGUEIRINHA  DE TRAVANCA-MOGADOURO


Figueirinha de Travanca é uma pequena freguesia do  concelho de Mogadouro e é anexa à freguesia de Travanca, dista desta  freguesia cerca de três quilómetros aproximadamente.Esta pequena aldeia deve ser muito antiga, a avaliar pelo castro pré-romano que tem a um pouco mais de trezentos metros e que é um dos mais extensos de todo o Nordeste Trasmontano.
A igreja paroquial actual, bastante interessante, data do século XVII ou dos finais do século XVI. o elemento datado mais antigo que se encontra na igreja é um sino com uma inscrição que diz: SANTA MARIA ORA PRO NOBIS ANNO 1669. Anteriores a esta inscrição não se conhecem  outros documentos que falem da igreja paroquial.
Arruinada pelo tempo e na segunda metade do século XVIII, pelo ano de 1769 ou já no ano de 1770, houve necessidade de reconstruir de raiz a capela mor e reconstruiu-se  também o corpo da igreja como indicam as transformações sofridas em alguns elementos arquitecturais do templo.

O retábulo desta igreja tem muito interesse porque está assinado e datado.É um retábulo arcaizanto  pela disposição dos elementos arquitectónicos e pela própria ornamentação. É popular pela disposição das figuras e pela escultura das mesmas. Foi construído em 1740. Foi seu autor António da Ponte, natural de S. Martinho do Peso.
No fundo da coluna estava escrito o seguinte dístico que hoje se encontra na predela do lado direito do retábulo ou seja no fundo do nicho do lado direito: Ano de 1740 aos 12 de S.bro se assentou este retábulo António da Ponte e fez em S.Martinho do Peso. Cura desta igreja o Rev. do P. Ant.Rois Veiga e abbade em Travanca Inácio Luis de Campos. No mesmo ano foi de grande tormenta que veio a  10 de Junho e não deixou pão nem vinho,nem fruto algum em 50 lugares de Vilar Chão até Miranda.

ALÇADO PRINCIPAL
SINOS DA IGREJA

PORTA DO ALÇADO FRENTE
 Pesquisas da NET

Isaías  Cordeiro

1 comentário:

  1. Obrigada pela partilha de informação das nossas aldeias. A minha mãe é de Travanca, chama-se Maria da Luz Cordeiro. O meu avô chamava-se Serafim dos Anjos Cordeiro. Peço desculpa pela pergunta, mas por acaso é da família do meu avô?

    ResponderEliminar