quarta-feira, 27 de novembro de 2013

FIGURAS DO NORDESTE TRASMONTANO-VERGILIO LEMOS UM EXEMPLO DE PAIXÃO AERONÁUTICA


                                 VERGILIO EURICO LOPES CHAVES DE LEMOS

 UMA REFERÊNCIA DA FORÇA AÉREA EM PARTICULAR PARA OS ESPECIALISTAS 

Decorreu no dia 23 de Novembro mais um almoço convívio de Especialistas da Força Aérea Portuguesa do Núcleo de Trásosmontes, desta vez na bela cidade de Bragança no Restaurante "O Copinhos" em que o seu proprietário pertence também há grande família Aeronáutica.No que toca a gastronomia só posso dizer que foi de alta qualidade numa variedade tão dispersa  que vale a pena recomendar e mais tarde repetir.Não estiveram presentes tantos como se desejava mas os suficientes para que em ambiente de camaradagem se colocasse a conversa em dia no tema que sem querer se vai lá parar, a nossa vida na Força Aérea, os locais por onde passamos as histórias e acontecimentos de realce na vida militar. Nestas andanças de convívios e sendo eu ainda um novato de seis anos tive a oportunidade de  conviver com o Especialista mais antigo sobre o qual aqui coloco alguns dados biográficos.
                                                                                             
Vergilio Eurico Lopes Chaves de Lemos nasceu a dois de Agosto de mil novecentos e dezanove e foi incorporado  a dois de Agosto de mil novecentos e trinta e nove na Escola Prática de Aeronáutica na Base Aérea nº 1 Sintra tendo assinado um contrato como voluntário por vinte e oito anos onde  concluiu o curso de 1º Cabo Mecânico de Aviões mas a sua paixão era ser Piloto Aviador mesmo contrariando a vontade da família.Concluiu o 5º ano dos liceus e tenta a pilotagem mas por razões que não conheceu foi afastado do curso que sempre sonhou. A seis de Dezembro de 1941 e a seu pedido abandonou a Aeronáutica Militar.

Aos 94 anos de idade e mesmo um pouco debilitado faz questão em  acompanhar a família Especialista nos seus convívios como sempre o fez. Homem de caracter e de fortes convicções bem merece todo o nosso respeito.


                                    É autor de uma obra publicada com o titulo " As Asas E o Sonho "












Isaias Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário