terça-feira, 4 de junho de 2013

PATRIMÓNIO - LUGARES -SERRA DE GAJOPE-FONTE DE VIDA

                               
                             MÃE DE ÁGUA DO CARVALAHAL-FONTE DE VIDA
                                     

                                       " DO CARVALHAL AO BOBOEDO "
 
Em vinte e dois de Maio de dois mil e onze e posteriormente publicado como parte introdutória de uma cronica intitulada " Crónica de um bom malandro Albicastrense" escrevi:---  Albicastrense que se preze tem quase que por sentimento próprio a obrigação de colaborar em termos comportamentais na defesa dos bens essenciais para a nossa existência e para com eles ter o respeito no que toca á sua preservação. Refiro-me concretamente a água e ao oxigénio que a nossa serra nos dá. Embora se verifiquem alguns atentados ambientais temos a feliz sorte de ainda podermos matar  a sede  e respirar ar puro  fruto da nossa densa floresta. Nascente de água excelente que ao longo dos anos tem sido uma autentica fonte de vida e a ela se deve o abastecimento da rede de águas da nossa terra desde 1962 mas aos poucos desactivada por superiores interesses............................
Em plena serra Gajope no limite da nossa terra e a aldeia vizinha, submersa e invisível entre giestas  e silveirais, mas percetivelmente  activa   ali se encontra a Pérola de outrora esquecida mas que não deixa de constituir uma parte importante do património da nossa freguesia e por isso mesmo  deve vista como tal.
 Enderecei o convite ao responsável pela autarquia para uma visita ao local que na verdade ele desconhecia e aceitou agendar.
 


Isaías Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário