sexta-feira, 12 de abril de 2013

PATRIMÓNIO HABITACIONAL - CASTELO BRANCO - MOGADOURO


               CASA DOS NEVES - A CASA DO FREIXO COMO MUITOS A CONHECEM

 Casa do tipo senhorial construída em alvenaria e cunhais em granito.Teve uma actividade agrícola muito forte e intensa  em todos os produtos, azeite, amêndoa, batata, feijão sendo no entanto os cereais os seu expoente máximo. Trabalho totalmente manual  e  com o suporte de boas juntas de bois na sua eira se faziam grandes medas de trigo e centeio onde muita gente passava semanas em redor da (aqui sim já mecânica) máquina debulhadora Tramagal movida por potente motor. Na época foi sem dúvida esta casa o maior produtor de todo o concelho.É propriedade da herdeira, Dona Maria Cândida Cordeiro Sobral.








Isaías Cordeiro

1 comentário:

  1. A csa dos Neves, tem uma história muito grande, pena que não tenha perguntado e ficaria ainda muito melhor.
    Era de uma familia de Masouco, dos Figueiredos, que depois passou, para os Pintos e depois passou praa os Neves e por fim para os Cordeiros. Tenho muita vontade de a visitar, porque tenho a certeza que deve ter alguma data.
    Com respeito a debulhadora do Tramagal, ainda me lembro bem dela sei que ano andou a trabalhar 14 dias em Castelo Branco,para os donos dessa casa que na altura era meu pai que estava a frente de tudo. Ganhou atè um premio de segundo maior produtor de trigo do concelho de Mogadouro. Muito obrigado pena que não seja conservada. António Cândido Baptista Cordeiro.

    ResponderEliminar