quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

TRADIÇÕES- GASTRONOMIA -ALMOÇO DE CARNAVAL


                 VAGENS SECAS E CARNES DE PORCO-SIMBIOSE PERFEITA

 Não creio haver casa alguma  na nossa região que não tenha por tradição o seu almoço de Carnaval  de vagens secas com enchidos, bulho,chouriça, e o pé, orelha e um bom pernil, partes do porco guardadas no sal especificamente para este dia. Pela parte que me cabe posso afirmar que em nossa casa se faz jus ao cumprimento integral deste ritual gastronómico muito embora quebrado por alguns anos ausente desta terra que me viu nascer. Recuando algumas décadas, na nossa pobre e modesta casa o almoço em nada era diferente do almoço das casas abastadas. Nos meus primeiros anos de Lisboa 1964/65..66?!  um restaurante junto há estação de Alcântara confeccionou este prato fruto da encomenda pelo meu avô  enviada para o efeito e com a receita de meu tio já falecido. Prato completamente desconhecido  para o proprietário bem como  dos comensais deste restaurante mas foi sem dúvida uma agradável surpresa para todos os que tiveram a oportunidade de provar esta iguaria. 






 Isaías Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário