segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A propósito de.....

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE DE ÁGUAS RESIDUAIS   - CASTELO BRANCO 

Parece estarem concluídas as obras de construção da ETAR-Estação de Tratamento de águas Residuais faltando apenas algum equipamento necessário ao seu funcionamento. Como todos sabem esta estação situa-se a jusante da ribeira de Castelo Branco a uns quinhentos metros do moinho do Dr Virgílio,assim mais conhecido. Vem esta substituir uma outra de má construção e de nula funcionalidade segundo os que se lembram  da sua construção, os mais idosos desta freguesia. É na verdade uma obra muito importante, necessária e vem sem dúvida resolver parcialmente o problema  de salubridade desta Freguesia.
Disse," resolver parcialmente o problema"! É verdade! Para muitos Albicastrenses e alguns autarcas do concelho está solucionado o problema da rede de esgotos desta terra, no entanto não corresponde á verdade e era bom que tivessem em linha de conta a geografia e as reais necessidades da freguesia e esclarecessem os seus habitantes desta realidade e o quais as medidas que vão tomar para resolver  essa questão. Se não vejamos...
Existem habitações na periferia desta aldeia  algumas delas no Bairro de S.João a montante desta mesma ribeira na zona das pontes Romana e nova na Estrada nacional 221 e junto a esta foram colocadas manilhas ligadas a um saneamento feito á poucos anos com descarga directa para a ribeira. Na verdade não podemos criticar quem utiliza este ramal até porque podem outros vir a ter necessidade de fazer a mesma coisa. Cidadãos contribuintes e á muito tempo pagadores das taxas a estes serviços indexadas dão aval ao direito que lhes assiste. Os problemas de salubridade continuarão exactamente, não na quantidade mas na sua causa como se nada tivesse sido feito.







Isaias Cordeiro